Trancoso
Contato
Quem somos
Parcerias
Webmaster
Guia Virtual - Seja Bem vindo(a) - utilize os links do menú abaixo para conhecer todo o Litoral !!!
Faça uma caminhada virtual pela Costa do Descobrimento, conheça as mais belas praias, falésias, Rios e muito mais através do passeio ecológico com guia virtual exclusivo de Trancoso... Costa do Descobrimento - O destino perfeito para suas férias de relaxamento - Tudo isso criado exclusivamente para o Brasil "brasileiro" com preços para o bolso de todos... click e conheça agora !!!
Passeios ecológicos:

- Escolha um canal -

 

Este site foi desenvolvido visando a proteção ambiental da região - 100% ecológico

A Voz de Trancoso é uma produção independente com matérias e notícias adquiridas na internet, jornais e outras mídias - inclusive matérias próprias de nossos colaboradores e parceiros. Tudo isso em um único local, visando assim ajudar órgãos ambientais como IBAMA, IPHAN, bem como o governo federal, estadual e municipal a implementar as leis ambientais vigentes e mostrar a realidade de nossa Costa do Descobrimento.

----Nós, a comunidade de Trancoso e seus visitantes, viemos por meio deste abaixo assinado pedir a criação e implantação de um parque ecológico marítimo numa área litorânea em frente da vila, por motivo de prevenir a destruição desta mesma área através de mega empreendimentos imobiliários e turísticos, especificamente, o desenvolvimento e construção de um resort e marina. A área em questão está limitada pela foz do Rio Trancoso até aproximadamente 2 km para o sul (praia chamada do Vegetal), e desde os corais e recifes próximos da praia até a estrada beirando as falésias, mais ou menos 60 hectares em total.

----Esta área é especial, sendo um lugar de desova de tartarugas e peixes, e é habitat de muitas outras espécies. Está composta de mangues, rios e brejos, e faz parte do inicio da APA (Área de Proteção Ambiental) Caraíva/Trancoso, e protegido por leis ambientais federais. Também, a área em questão é significativa como cartão postal do mirante do Quadrado (Patrimônio Histórico Nacional), sendo inalterado e inabitado desde épocas remotas. Do ponto de vista sócio-econômico, esta praia é a maior atração turística de Trancoso, assim sendo a fonte de renda diretamente e indiretamente para aproximadamente dez mil pessoas. Dentro dessa área, existem os únicos dois acessos públicos e antigos da praia, os mais próximos do Quadrado Histórico, um deles sendo o acesso para o porto e a praia dos pescadores (atividade tradicional e artesanal dos nativos da vila). E, nas outras praias, o acesso já está limitado devido à existência de condomínios e outros empreendimentos, guardas, e cães bravos.

----Através dos anos, esta área está sendo reclamada pelo mar, especialmente marcante durante a maré alta no mês de março que inunda este local quase na sua totalidade, resultando-se que construir neste lugar é impossível sem aterros ilegais, destruição do mangue, e levantamento de colossais muros de pedras. Ademais dessas lesões ao meio ambiente durante a fase da construção de um resort, também segue a poluição do mar e danos aos recifes de corais (aonde existem corais raros como o coral cérebro), causados pela marina e detritos do esgoto que provavelmente vão chegar a atingir o mar. Devido a estas modificações da praia de Trancoso, o projeto nunca seria aceitável por um estudo imparcial de impacto ambiental, social e econômico.

----Como podemos sacrificar nossa economia local, nosso meio ambiente e nossa história para privatizar nossos bens que sempre foram públicos e federais, só favorecendo os mega investimentos (provavelmente estrangeiros) e as diretivas do Banco Mundial e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)? Atualmente, Trancoso é um exemplo do turismo sustentável. Sabemos que tal resort nunca proporcionaria tantos empregos como Trancoso hoje em dia propicia. Ademais, perder as melhores praias do Brasil, seria uma humilhação.

----Trancoso é conhecido mundialmente pela sua beleza natural, hospitalidade de seus habitantes, e é tombado como Patrimônio Histórico Nacional – uma jóia rara na costa brasileira. Trancoso faz parte do Museu Aberto do Descobrimento (grande projeto da Fundação Quadrilátero) e é Terra Mater do Brasil. Não deveria ser arrebatada pela globalização e a usura da especulação. É dever e direito do governo, e todos os cidadãos brasileiros, de proteger estas áreas únicas que têm importância significativa para nosso meio ambiente, nossa cultura e nossa economia, assim garantindo o direito dos indivíduos transitar livremente e usufruir essas belezas litorâneas do território brasileiro, como no passado, como no presente, e para sempre no futuro.

Imploramos a todas as pessoas de poder e influência, de se sensibilizar e apoiar este projeto altruísta e apolítico, assim evitando os efeitos nocivos da globalização e a eventual morte da vila e praias de Trancoso, o berço do Brasil. Deus seja louvado.

ATENCIOSAMENTE, A COMUNIDADE E AMIGOS DE TRANCOSO.

 


Utilize a barra de rolagem à esquerda para ler mais
Rio Trancoso (mangue)
Rio Trancoso (Praia)
Cidadão, defende seus direitos: clique aqui e envie seus comentários pro Parque Ecológico em Trancoso para a Sra. Minístra Marina Silva, Ministério do Meio Ambiente, e ajuda a mudar o rumo de nossa Costa do Descobrimento.
AVISO PÚBLICO
Data: 15 de fevereiro de 2004