Trancoso
Contato
Quem somos
Parcerias
Webmaster
Guia Virtual - Seja Bem vindo(a) - utilize os links do menú abaixo para conhecer todo o Litoral !!!
Faça uma caminhada virtual pela Costa do Descobrimento, conheça as mais belas praias, falésias, Rios e muito mais através do passeio ecológico com guia virtual exclusivo de Trancoso... Costa do Descobrimento - O destino perfeito para suas férias de relaxamento - Tudo isso criado exclusivamente para o Brasil "brasileiro" com preços para o bolso de todos... click e conheça agora !!!
Passeios ecológicos:
-------------

Costa do Descobrimento - Áreas de Proteção ------------------------------------------------------------ - - - - - - -- - - ------- ------ -Assim que as naus portuguesas se aproximaram da costa da então ilha de Santa Cruz (primeiro nome do Brasil), uma coisa chamou logo a atenção dos descobridores: a vegetação da futura colônia. 500 anos depois, o Brasil quer continuar se destacando no cenário mundial por conta de seus recursos ambientais. Para isso, está desenvolvendo um grande esforço para conservar sua enorme diversidade de espécies animais e vegetais, preservando áreas de características únicas: os Sítios do Patrimônio Mundial Natural. Esse título é conferido pela UNESCO a regiões especialmente valiosas para a humanidade por suas formações físicas, biológicas e geológicas, e que, por isso, se tornam habitat de espécies ameaçadas. O reconhecimento internacional representa uma grande oportunidade para a promoção do desenvolvimento sustentado, pois os Sítios do Patrimônio desenvolvem toda a região em que se encontram,

- Educação - "Áreas protegidas da nossa Costa do Descobrimento"

- Escolha um canal -

 

Este site foi desenvolvido visando a proteção ambiental da região - 100% ecológico

A Voz de Trancoso é uma produção independente com matérias e notícias adquiridas na internet, jornais e outras mídias - inclusive matérias próprias de nossos colaboradores e parceiros. Tudo isso em um único local, visando assim ajudar órgãos ambientais como IBAMA, IPHAN, bem como o governo federal, estadual e municipal a implementar as leis ambientais vigentes e mostrar a realidade de nossa Costa do Descobrimento.

------------

protegendo a fauna e a flora e melhorando a qualidade de vida das comunidades, que passam a explorar atividades como o turismo. No Brasil existem vários locais em condições de receber o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural. Destes, três já foram reconhecidos pela UNESCO: o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná; a Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica,no litoral Sul da Bahia e litoral Norte do Espírito Santo; e a Mata Atlântica – Reservas do Sudeste, na divisa dos Estados São Paulo e Paraná.

Costa do Descobrimento - Reservas da Mata Atlântica

--- -- - Quando se fala das comemorações dos 500 anos do Brasil, muitas pessoas têm a curiosidade de saber como estão as terras que encantaram os portugueses em 1500. Hoje essa região é chamada de Costa do Descobrimento – um trecho de Mata Atlântica que vai do município de Una, litoral Sul da Bahia, até Linhares, no Norte do Espírito Santo. Nessa área, que é o mais novo Sítio do Patrimônio Mundial Natural brasileiro, encontramos Reservas Biológicas, Reservas Particulares do Patrimônio Natural e os Parques Nacionais do Pau Brasil, do Monte Pascoal e do Descobrimento



Sítios do Patrimônio Mundial Natural:
Preservando a natureza e a economia do Brasil

--- -- - Uma das grandes mudanças que o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural traz para a região é a facilidade de obter investimentos internacionais e atrair pessoas e empresas interessadas em desenvolver o turismo ecológico. Assim fica mais fácil implementar políticas que facilitem o desenvolvimento sustentável das comunidades na área de influência dos sítios. Afinal, de nada adianta proteger a fauna e a flora, tornando os municípios economicamente inviáveis. Para se ter uma idéia do que isso representa, só na Costa do Descobrimento, 16 municípios (12 na Bahia e 4 no Espírito Santo), receberão ajuda do Governo, em ações visando a melhoria da qualidade ambiental da região. Ou seja, em uma região reconhecida como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, as ações do Ministério do Meio Ambiente não restringem-se apenas às Unidades de Conservação, mas também à área de seu entorno, visando a melhoria da qualidade de vida das populações que ali vivem.



Preservação garantida

--- -- - Todas as ações de desenvolvimento sustentado na Costa do Descobrimento estão consolidadas no Programa de Ação Ambiental Conjunta da Costa do Descobrimento, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com os Estados da Bahia e do Espírito Santo. O Programa faz parte de um esforço mais amplo de preservação e desenvolvimento, em que se procura criar e implantar um Sítio do Patrimônio Mundial Natural em cada um dos Biomas brasileiros. Com ele, além das ações já descritas, toda a área da Costa do Descobrimento será constantemente fiscalizada para inibir atividades predatórias ao meio ambiente e a ocupação e uso desordenado do solo, em particular nas áreas urbanas e em expansão. Um bom exemplo de ação que o programa quer coibir é a exploração e comercialização ilegal de produtos florestais. O Programa prevê, ainda, ações de Educação Ambiental, que além de fundamentais à conscientização da população local, contribuem para a recuperação de áreas já degradadas e a implementação de técnicas de produção ambientalmente sustentáveis.

Mapa da Costa do Descobrimento (Áreas Protegidas)

Click na miniatura p/ ver ampliado

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente http://www.mma.gov.br