Trancoso
Contato
Quem somos
Parcerias
Webmaster
Guia Virtual - Seja Bem vindo(a) - utilize os links do menú abaixo para conhecer todo o Litoral !!!
Faça uma caminhada virtual pela Costa do Descobrimento, conheça as mais belas praias, falésias, Rios e muito mais através do passeio ecológico com guia virtual exclusivo de Trancoso... Costa do Descobrimento - O destino perfeito para suas férias de relaxamento - Tudo isso criado exclusivamente para o Brasil "brasileiro" com preços para o bolso de todos... click e conheça agora !!!
Passeios ecológicos:
-------------

APA Trancoso-Caraíva--------------- -- -- --------------- ---- --- ----- -- -- -- - - Localizada no município de Porto Seguro, no litoral do Extremo Sul do Estado, com uma área de 31.900 ha, a APA CARAÍVA/TRANCOSO apresenta ecossistemas de mata atlântica, com restingas e manguezais. As falésias; as faixas de praia, algumas paradisíacas; os recifes de corais e um ecossistema especial denominado de mussununga compõem uma fisionomia fitogeográfica riquíssima. A presença de várzeas, como a do rio dos Frades, bem como a existência das falésias ao longo da costa litorânea, possibilitam a APA ambientes de singular beleza. Dentro dos limites da APA são encontradas reservas indígenas, que ainda guardam importantes remanescentes de Mata Atlântica.

- Meio Ambiente - "APA Caraíva-TRancoso "FIQUE POR DENTRO"

- Escolha um canal -

 

Este site foi desenvolvido visando a proteção ambiental da região - 100% ecológico

A Voz de Trancoso é uma produção independente com matérias e notícias adquiridas na internet, jornais e outras mídias - inclusive matérias próprias de nossos colaboradores e parceiros. Tudo isso em um único local, visando assim ajudar órgãos ambientais como IBAMA, IPHAN, bem como o governo federal, estadual e municipal a implementar as leis ambientais vigentes e mostrar a realidade de nossa Costa do Descobrimento.

--------------

Ajude a APA a funcionar , colabore com nosso projeto !!! ------- APA Trancoso-Caraíva (Porquê não funciona ? )
-- -- - A APA foi criada com o objetivo principal de assegurar o disciplinamento do uso do solo e sua ocupação, bem como a adequada proteção dos recursos naturais. É uma área extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos e culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

-- -- - Associados aos mais diversos ambientes existem representantes da avifauna, como as garças brancas (Egretta thula), a araponga (Procnias nudicillis), a jacutinga (Pipile jacutinga), o mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbachii), dentre outras espécies. São encontrados também mamíferos ameaçados de extinção, como a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), a onça pintada (Panthera onça) e o ouriço-cacheiro (Sphiggurus insidiosus), animal endêmico da mata atlântica.

-- -- - Visando garantir a proteção dos seus atributos naturais, o Governo do Estado criou a APA CARAÍVA/TRANCOSO, através do Decreto na 2.215, de 14.06.1993. Com esta a Bahia possui 23 APAs estaduais, administradas pelo CRA.

-- -- - A APA é uma categoria de Unidade de Conservação em que se concilia os interesses econômicos e ambientais. É a gestão do território com base nas suas características ambientais, a partir das quais se estabelecem normas de convívio entre os ecossistemas naturais e antrópicos. A prática do desenvolvimento sustentável requer, cada vez mais, a compreensão da questão ambiental por parte de toda sociedade.


-- -- - A região onde está inserida a APA Caraíva /Trancoso apresenta clima quente e úmido. As praias se estendem por toda a costa da APA, local de rara beleza e grande fragilidade ambiental, que abriga grande diversidade de espécies da fauna e da flora.

-- -- - Nas grandes extensões da planície litorânea ocorrem vários ecossistemas, que compõem um cenário de rara beleza. A vegetação de restinga alterna-se com área úmida, numa composição de campos e brejos. Encontra-se ecossistema especial de mussununga que compõem uma rica fisionomia fitogeográfica, lembrando também a mata atlântica e os manguezais.


Fonte: SEMARH

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Superintendência de Desenvolvimento Florestal e Unidades de Conservação - SFC

Diretoria de Unidades de Conservação (DUC)

e-mail: duc@semarh.ba.gov.br
Site: http://www.semarh.ba.gov.br
Telefone: (71) 3115-6256