Trancoso
Contato
Quem somos
Parcerias
Webmaster
Guia Virtual - Seja Bem vindo(a) - utilize os links do menú abaixo para conhecer todo o Litoral !!!
Faça uma caminhada virtual pela Costa do Descobrimento, conheça as mais belas praias, falésias, Rios e muito mais através do passeio ecológico com guia virtual exclusivo de Trancoso... Costa do Descobrimento - O destino perfeito para suas férias de relaxamento - Tudo isso criado exclusivamente para o Brasil "brasileiro" com preços para o bolso de todos... click e conheça agora !!!
Passeios ecológicos:
-------------

APA (Área de Preservação Ambiental) --- -- A APA Caraíva-Trancoso tem uma área de 31.900 hectáres, e apenas um administrador, tornando assim inviável a fiscalização de toda a área. Por ser uma região de singular beleza, se encontra debaixo dos olhos da especulação imobiliária; e com isso atrai empreendimentos que ajudam a sistemática destruição do meio ambiente. A atuação do IBAMA "Eunápolis" e IPHAN "Porto Seguro" (órgãos federais), mesmo que com boas intenções - não conta com recursos suficientes para monitorar toda a região e o sistema de multas não é uma solução, pois os empreendedores pagam as referidas multas e continuam a agressão ao meio ambiente. O Zoneamento da APA como outros documentos é um mistério para a comunidade. Por esse motivo e muitas outras razões a APA não funciona !!!

- Meio Ambiente - "APA Caraíva-Trancoso; Porquê não funciona?!!"

- Escolha um canal -

Este site foi desenvolvido visando a proteção ambiental da região - 100% ecológico

 

A Voz de Trancoso é uma produção independente com matérias e notícias adquiridas na internet, jornais e outras mídias - inclusive matérias próprias de nossos colaboradores e parceiros. Tudo isso em um único local, visando assim ajudar órgãos ambientais como IBAMA, IPHAN, bem como o governo federal, estadual e municipal a implementar as leis ambientais vigentes e mostrar a realidade de nossa Costa do Descobrimento.

--------------

1º - Ocupação desordenada do solo por parte de pessoas de alto poder aquisitivo aterrando mangues, construindo, vendendo e comprando áreas de preservação e também pessoas de padrões financeiros baixos sem lugar para morar, invadindo terras e construindo bairros periféricos sem nenhuma estrutura nem saneamento.

 

 

- - - ----------------------------- - - - - - - - - --- -- - - -- - - --- - Ocupação irregular do mangue

2º - Depósitos irregulares de lixo são problemas para todo o planeta Terra, especialmente nos lugares em desenvolvimento. Parabens ao Prefeito Jânio Natal, que está dando uma geral na limpeza da comunidade, grande tarefa, especialmente durante a alta temporada turística.

 

 

 

3º - Extração ilegal de areia, terra e barro por todos os lados de Trancoso e região... conseqüentemente esse material é usado para se fazer aterros em locais muito encharcados... provavelmente nossos mangues!

 

 

 

4º - Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento SA) tem custo alto pelo consumo de água e esgotamento sanitário precário, que ainda não está poluindo nossos rios e praias.-Não podemos deixar isso acontecer!!! É prioridade que o PRODETUR 2 investe nesta área, assim continuando de conservar nossas águas e praias límpidas.

Fonte: A comunidade de Trancoso (parceiro na luta) - - -- --- Estudo realizado na região de Trancoso sobre a APA 15/12/2004

APA Caraíva-Trancoso, fique por dentro !

 

 

 

 

 

 

- Principais conflitos ambientais que impedem a APA de funcionar -

Ajude a APA a funcionar , colabore com nosso projeto !!!
Vista parcial do futuro Parque Ecológico Marítimo de Trancoso